21 agosto, 2010

UM SÁBADO NO HORTO DE VOLTA REDONDA COM A FAMÍLIA

Quando minha caçula nasceu, estava sem barba. Lembro por causa da foto do registro. A fotografia foi tirada pela moça do cartório. Enverguei um terno azul marinho que tinha (emprestei-o para um amigo e ele nunca mais me devolveu). Depois, não me recordo mais se fiquei sem barba. Na verdade, uma barbicha. Em um sábado, deste ano, minha filha me surpreendeu com uma exigência, que já vinha fazendo há alguns dias; para que eu a tirasse. Queria ver como eu ficava. De vez em quando é preciso atender uma solicitação dos filhos; deixar de insistir com o não. Mas, se for para atender a um pedido, prefira que seja em um dia em que esteja de bem com o espelho e com você mesmo.
Atendida a vontade da filha, seguimos todos (família) para o Horto Florestal de Volta Redonda/RJ. Lá, nos surpreendemos com os animais, como se fosse a primeira vez. O tucano açu que parece de mentira, o cachorro-do-mato, com seu olhar distante e o tigre siberiano de plumagem parecida com uma pintura em tela. Elefantes de verdade o horto da cidade do aço nunca teve, mas as crianças se sentem confortáveis com escorregador sobre o elefante de concreto. Para compensar, leões e leoas, com seus rugidos reais assustam até os adultos. Neste dia, um dos leões estava impaciente, barulhento. O dia estava com pouco brilho e sol ofuscado.
Ofuscados estavam também os macacos (o buggio, o prego, o aranha-de-testa-branca, etc.), que sempre fazem festa, quando muita gente se junta para olhá-los. Pássaros livres misturados com os sem liberdade entristecem o parque. Em compensação, a sinfonia dos animais diversos, com o cheiro da mata e do barro pisado nas alas diversas alegraram a despedida. Em outra, data vale à pena voltar ao zoológico, nem que seja para ficar quase a tarde toda olhando a zebra, escondida, sendo vista entre frestas e listras, de longe. A arara canindé e o lhama, com cara de camelo, que fica olhando longe, "nem dando bola", como se ignorasse todos os visitantes. E olha que na Bolívia o lhama é animal doméstico!


Fotos de Luciana Andrade

2 comentários:

  1. imagens interessantes mais deveria ter mais pois tem uma do elefante q num tem nada a ver com esse assunto

    ResponderExcluir
  2. quais sao os horarios no sabado?

    ResponderExcluir