08 dezembro, 2010

FAMÍLIA: REPRESENTADA POR PEQUENOS CONTOS

A natureza doméstica ...
A família é o bem maior que todo ser humano tem. Hoje, comemora-se no Brasil o Dia Mundial da Família e é bom lembrar, pois é também comemorado o dia da Justiça, essa palavra natural. Isto porque, não existe nada mais justo do que as ações da natureza, é só parar e observar: cada simbiose, cada transformação e fotossíntese. 
Um padre televisivo, que muitos conhecem, exalta em sua música "universal" ( ele foi feliz em sua construção) o verdadeiro sentido da família e que ela nunca deveria passar. "...que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte, nem viva sem horizonte" e depois este padre, o Zezinho, pede uma bênção para todas e para sua também.
... e pessoal.
A família é a base de tudo. Abaixo segue um texto extraído do livro do saudoso historiador barramansense Alan Carlos Rocha, recentemente morto,  que conta em seu livro, entre as curiosidades das história de Barra Mansa, um fato  acontecido em família. Pois, na verdade toda família é também representada por pequenos contos.
                          &&&&&&
A natureza exibida em pastos
CORPO SEM CABEÇA* - Em 1956, morre em Campinas o barramansense José Hypólito de Oliveira Ramos Filho. Seu  irmão mais velho, o capitão João Paulo de Oliveira (avô de Alan), residia em Rio Claro/RJ (antiga Itaverá), onde também morava o neto historiador, naquela ocasião com 8 anos. Durante toda a manhã chegavam as informações ao capitão, dando conta que o corpo chegaria em Barra Mansa às tantas horas. Por fim, a notícia correta: o corpo do advogado José Hypólito, procurador do Ministério da Fazenda no governo Washington Luís, chegaria às 15 horas. Apressado, o capitão já ia saindo, quando seu neto lhe agarra o paletó e pergunta na frente de todos; "Vovô, e a cabeça não vem?" Nem é preciso dizer que os presentes passaram das lágrimas às gargalhadas.
Salve a família! E parabéns ao saudoso historiador Alan Carlos Rocha, exemplo de família - pode-se ver até pelas informações de seu livro, onde traz a genealogia familiar e por sua convivência no trabalho e em família, que deixou um legado relevante da história de Barra Mansa.
Hoje também é dia do cronista esportivo e dia santo de guarda.
 *Livro Três Caminhos, de Alan Carlos Rocha - GREBAL - Grêmio Barramansense de Letras -  Nova Gráfica e Editora - Volta Redonda - RJ  

Nenhum comentário:

Postar um comentário