31 março, 2011

MENOS SEGURANÇA AO NAVEGAR NO TWITTER

Um estudo da empresa de segurança virtual Barracuda, divulgado no fim de 2010, diz que o a taxa de spam via e-mail caiu pela metade, enquanto o Twitter Crime Rate (porcentagem de contas maliciosas criadas por mês) subiu 20%. Segundo a companhia, esse número representa hoje cerca de 2% de todos os usuários cadastrados.

‘Mídias sociais trazem um novo tipo de ameaça por causa da inerente confiança que as redes sociais têm. Quando seu amigo posta um link, é natural confiar que é seguro. Nós estamos vendo mais e mais que esse não é necessariamente o caso’, disse à Folha Steve Pao, executivo da Barracuda.
Além de não aceitar pessoas que você não conhece nos seus perfis, a companhia dá outras dicas para evitar cair num golpe ou infectar seu PC com malwares. Há o Profile Protector (www.profileprotector.com), que foi construído para ajudar usuários a reconhecerem links maliciosos no Facebook e Twitter.
cuidado com o falso antivírus
A empresa de segurança Naked Security alerta para um tipo de ameaça que tem se tornado muito comum no Twitter: o falso antivírus. Desconfie sempre de ofertas gratuitas, links em que você pode supostamente escanear seu computador ou baixar grátis um programa que pode livrá-lo de pragas.
Outra dica da companhia é cuidado com os aplicativos que pedem autorização para acessar seu perfil; eles podem ser apenas uma isca para você ter sua conta sequestrada e transformada em uma página zumbi, mandando mensagens e seguindo pessoas contra sua vontade.
A empresa também tem uma solução para proteger os usuários de redes sociais. É o Social Media Security Toolkit (sophos.com/lp/threatbeaters). É gratuito e contém, além de programas para segurança dos seus perfis, mais dicas de como perceber sinais de ameaças e evitar links infectados.


Reportagem extraída na íntegra de o jornal A Folha de São Paulo - dia 23 de Março de 2011
TEC - pág.F1

Nenhum comentário:

Postar um comentário